Apartamento CG

O Projeto

LOCALIZAÇÃO: BELO HORIZONTE – MG

ÁREA: 160m²

ANO DO PROJETO: 2018

FOTOGRAFIAS: IVAN ARAÚJO

O apartamento de cobertura, localizado em um pequeno edifício construído no final dos anos 70, possui 160m² de área total dividida em dois pavimentos. A planta original do primeiro pavimento era dividida em: sala de estar, sala de jantar, cozinha, área de serviço, despensa, banheiro de serviço, corredor, banheiro social e três dormitórios (sendo um deles uma suíte com banheiro). O segundo pavimento, a cobertura, era dividida em: sala de estar, sala de tv, escritório, lavabo, churrasqueira, varanda coberta e terraço descoberto.

Para se adequar aos desejos e necessidades dos novos moradores – um jovem casal sem filhos – o antigo apartamento precisou passar por uma grande reforma.

O andar inferior passou por uma transformação completa, transformando o layout original em um “loft” composto apenas por uma suíte master com closet, um grande espaço de convivência com salas e cozinha integrada, um lavabo e lavanderia. Para alcançar o resultado desejado, a reforma incluiu a retirada da pequena escada existente e a construção de uma nova escada mais confortável em um outro local do apartamento, com o intuito de melhorar tanto a circulação vertical como o eixo de circulação horizontal do primeiro pavimento.

Foi projetado um grande painel de madeira que percorre todo o primeiro pavimento, desde a entrada até o quarto do casal. Nele se encontram as portas de vidro da cozinha, a porta do lavabo e o painel da TV do quarto do casal. As portas da cozinha quando fechadas permitem o isolamento total do ambiente e ao serem abertas ficam completamente embutidas no painel, integrando todo o espaço da cozinha com a sala. A porta pivotante do lavabo ao ser fechada mimetiza-se com o painel, criando a sensação de inexistência. Por fim, já dentro da suíte, o painel recebe a TV e cria a separação entre o quarto e o closet. Já ao fundo da sala de estar, um outro painel de madeira, desta vez preto, faz a divisão entre a sala e o quarto. Do lado da sala ele serve como suporte e rack para a televisão do outro, dentro do quarto, ele se transforma em um painel ripado do piso ao teto, tornando-se um elemento de destaque do ambiente.

O andar superior também passou por uma grande modificação: o antigo telhado foi retirado e uma nova estrutura metálica foi construída. Dentro da nova edificação foi criada uma sala de TV, que também funciona como quarto de hóspedes, um banheiro, um escritório e um espaço gourmet completo. O espaço gourmet possui uma porta de vidro ao longo de toda sua extensão, que permite a integração com o terraço descoberto, onde foi construído um deck e um spa. Amplas janelas de vidro foram inseridas em cada um dos ambientes da cobertura, inclusive no espaço gourmet e banheiro. Para criar uma atmosfera de casa térrea e ao mesmo tempo resguardar a privacidade dos moradores, foram projetadas, para contornar quase todo o perímetro da cobertura, jardineiras com vegetação mais alta e densa.

Com um estilo moderno e marcado por linhas retas, o projeto de interiores não teve receio em utilizar a cor preta (preferida do casal) como predominante, fazendo uso da madeira, couro e uma boa iluminação para “aquecer” os espaços. A sensação de acolhimento também é potencializada pelo uso das fibras naturais e vegetação, além da mescla de peças vintage com um mobiliário atual. O toque de cor é pontual, fazendo-se presente em algumas peças do mobiliário, da decoração e em elementos que se destacam da base neutra, como a coifa dourada da cozinha.

RENDER:

M3 Studio Digital

COMPARTILHE

+ MAIS PROJETOS

Faça seu projeto com a De Bernardi Arquitetura©